terça-feira, 9 de outubro de 2012

Jack o Lanterna

 Segundo a história do folclore Irlandês, um homem alcoólatra e mal educado chamado Jack, em um dia 31 de Outubro, acabou bebendo demais e o diabo veio levar sua alma. Desesperado, Jack implorou por mais um copo de bebida e o diabo concedeu seu pedido, mas o Jack não querendo pagar a conta, então convenceu o diabo a se transformar-se em uma moeda que Jack a usaria para pagar as bebidas. O diabo concordou, e Jack para não ter sua alma levada decidiu pegar a moeda e coloca-lá dentro do bolso onde havia uma cruz de prata, o que impediu de o diabo se transforma de volta. O diabo implorou para que Jack o deixasse sair, mas Jack só aceitaria sob a condição de que ele não o incomodasse durante um ano, e que se ele morresse, ele não pediria sua alma.

 No ano seguinte, Jack o enganou de novo fazendo o diabo subir em uma árvore para pegar uma fruta. Enquanto ele estava em cima da árvore, Jack esculpiu um sinal da cruz na casca da árvore para que o diabo não pudesse descer, até que o diabo prometeu ao Jack que não iria incomodá-lo por mais dez anos.

 Pouco tempo depois, Jack morreu e, como ele era um homem muito repugnante, não permitiram sua entrada no Céu. O diabo também não aceitou a sua entrada no inferno, mas, para sacaneá-lo, enviou Jack para a noite escura, com apenas uma queima de carvão para iluminar seu caminho. Jack colocou o carvão em um nabo esculpido e tem vagueado pela terra desde então.

 E é dai que os Irlandeses começaram a se referir ao fantasma como "Jack o Lanterna".
As pessoas para espanta o fantasma e outros espíritos malignos esculpiam rostos assustadores em nabos e batatas e colocavam em janelas. Mais tarde, as pessoas descobriram que as aboboras eram ótimas para fazer as lanternas.

0 comentários:

Postar um comentário